Devo ou não criar uma biblioteca digital?

Data digital flow

 

 

 

 

Para que serve a biblioteca digital?

Vai trazer alguma vantagem à biblioteca?

Devo ou não criar uma biblioteca digital?

Estas foram algumas das questões que foram colocadas no I Ciclo de Conferências Leituras a Sul em Castro Verde.

Uma biblioteca digital é muito mais do que digitalizar umas obras e disponibiliza-los em linha.
Segundo Witten, Bainbridge, & Nichols1 uma biblioteca digital é “A focused collection of digital objects, including text, video, and audio, along with methods for access and retrieval, and for selection, organization, and maintenance of the collection”. Segundo esta definição uma biblioteca digital é uma coleção coerente de objetos e que utiliza métodos definidos para a organização, manutenção, pesquisa e recuperação da informação.

Uma biblioteca digital contribui para:

  • A divulgação da biblioteca e do acervo;
  • Disponibilidade global no espaço e no tempo (acesso a obras originais a partir de qualquer lugar, em qualquer horário e em qualquer ponto do planeta);
  • Diminuição dos custos da investigação (reduz as deslocações e das reproduções);
  • O acesso a material raro e antigo;
  • A reunião de material disperso em vários locais, integrando-o de forma contextualizada
  • O acesso simultâneo de vários utilizadores;
  • Facilitar o acesso a pessoas com deficiência;
  • A preservação física dos documentos.

Mesmo que a biblioteca que administramos se localize numa pequena povoação, provavelmente onde a iliteracia digital se faz sentir, pode-se sempre construir uma biblioteca digital e levar os leitores ao mundo digital.

A biblioteca digital, construída de acordo com as normas e boas prática existentes, é uma mais valia para qualquer biblioteca. No entanto o projeto de construção, manutenção e preservação de uma biblioteca digital não é um processo trivial. A construção de uma biblioteca digital tem custos, tanto financeiros como humanos. Até para a digitalização, fase mais elementar na criação de uma biblioteca digital, é preciso ter equipamento, saber operar com ele e respeitar as normas ISO que se aplicam. A preservação implica todo um processo que vai muito mais além do que a cópia de segurança2

Atualmente há muitas soluções para eliminar os entraves técnicos, uma delas é HathiTrust, sistema colaborativo (repositório) que armazena e disponibiliza em linha as coleções digitalizadas das instituições aderentes, utilizando normas nos vários processos que conduzem à criação da biblioteca digital. A título de exemplo o sistema de arquivo baseia-se no OAIS reference model  e a preservação é feita de acordo com Preservation Metadata Implementation Strategies (PREMIS) (2005).

A construção e manutenção de uma biblioteca digital é sempre benéfica para a biblioteca e para a comunidade.

 

Cite this article as: Guerreiro, Dália, "Devo ou não criar uma biblioteca digital?," in Bibliotecas e humanidades digitais , 22/04/2016, http://bdh.hypotheses.org/1538.
  1. Witten, I. H., Bainbridge, D., & Nichols, D. M. (2009). How to Build a Digital Library (2 th). Burlington, MA 01803, USA: Morgan Kaufmann. http://doi.org/10.1016/B978-0-12-374857-7.00004-9 []
  2. vd. GUERREIRO, Dália Maria Godinho – Repositório digital de património cultural móvel: uma aplicação a objectos do culto católico [em linha]. Lisboa: ISCTE, 2009. Tese de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] disponível em www:http://hdl.handle.net/10071/1829 pp. 98-103 []

2 comentários a “Devo ou não criar uma biblioteca digital?

  1. Achei o sua informação pertinente e esclarecedora. Iniciei o meu precurso como professora numa biblioteca e estou com vontade de criar uma bilbioteca digital.
    Eu faço mais uma questão: que procedimentos básicos teremos que fazer para a criação da mesma?
    Após a investigação de várias alternativas para o software de biblioteca digital, a seleção foi dirigida para o aplicativo Greenstone.

    Como ter acesso a informação nativa digital, para download grátis e fidedigna. Desculpe a desinformação, mas só agora me estou a familiarizar com esta realidade.

    Cumprimentos

    • Muito obrigada. O GreenStone é um óptimo aplicativo, mas deve ser devidamente “trabalhado” para se obter um produto fácil de utilizar pelos leitores. Utilizei-o, mas já foi à alguns anos e o produto tem tido bastante evolução. Tem de se assegurar que os recursos utilizados estão em domínio público e têm identificadores persistentes. Boa sorte.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *