Biblioteca em casa – Setúbal

Vigora em Portugal o estado de emergência desde 18 de março de 2020, que obriga  a população em geral a estar confinada em casa e ao encerramento das instalações e estabelecimentos, nomeadamente as bibliotecas.

Em resposta a Biblioteca Pública Municipal de Setúbal, para apoiar aos seus leitores, entre outras actividades, disponibiliza a chamada Biblioteca em Casa. Em endereço próprio https://www.mun-setubal.pt/biblioteca-em-casa/ , mas inserida  na página da Câmara Municipal de Setúbal, surge o destaque e o acesso a estes conteúdos.

Acesso à Biblioteca em Casa
Acede-se a uma pré-seleção  de 391 obras((no dia 21/04/2020, este número aumenta diariamente)) disponíveis em linha para leitura domiciliária. O conjunto das obras abrange os vários níveis etários do público da biblioteca:

      • Adulto (174)
      • Jovem (23)
      • Juvenil (4)
      • Dos 9-14 anos (44)
      • Dos 5-10 anos (84)
      • Dos 0-5 anos (5)

Estas obras já estavam disponíveis em linha, a sua proveniência é variada, o trabalho da biblioteca consistiu na seleção, indexação e integração no catálogo da biblioteca. Esta é uma boa solução, contudo não o será a longo prazo pois temos o problema da persistência dos endereços eletrónicos. Nem os links são persistentes.  Como o elenco das obras está no OPAC permite que a pesquisa esteja disponível, facilitando o acesso ao leitor.

O grande mérito da Biblioteca de Setúbal, foi reunir, organizar e disponibilizar estes conteúdos, de forma acessível, para os leitores, cumprindo a sua missão mesmo à distância.

 

 

 

 


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.