A Biblioteca Digital Mundial (BDM) é um projeto conjunto entre a Biblioteca do Congresso americano e a UNESCO em parceria com mais cento e setenta e três organizações (vd. http://www.wdl.org/pt/partners/).
Os principais objetivos são
– Promover a compreensão internacional e intercultural;
– Expandir o volume e a variedade de conteúdo cultural na Internet;
– Fornecer recursos para educadores, acadêmicos e o público em geral;
– Desenvolver capacidades em instituições parceiras, a fim de reduzir a lacuna digital dentro dos e entre os países.
A BDM disponibiliza em linha desde abril de 2009, gratuitamente, e em sete línguas: português, francês, inglês, espanhol, russo, chinês e árabe, os conteúdos cedidos pelos vários parceiros.
O acesso às obras é realizado através da navegação em: lugar, período, tópico, tipo de item ou instituição.
O lugar é o sítio sobre o qual a obra trata; o período refere a data da obra representada; o tópico permite a navegação através do assunto; tipo de item associa as obras por tipologia de original e a instituição agrupa as obras cedidas por cada uma das instituições.
A pesquisa e a navegação são realizadas através dos registos bibliográficos e da metacodificação associada, traduzida nas sete línguas.
Para a classificação por assunto, a BDM utiliza o Sistema de Classificação Decimal Dewey, que foi disponibilizado pela Online Computer Library Center (OCLC) nos sete idiomas da interface.
O sítio eletrónico da Biblioteca Digital Mundial é hospedado na Biblioteca do Congresso dos EUA. Uma equipe com base na Biblioteca do Congresso mantém o sítio.