Todos os protestos desde 1979 num único mapa – ou quase

Todos os protestos desde 1979 num único mapa – ou quase

Notícia do jornal Público de 01-09-2013

No mapa mundi vão surgindo pontos de luz correspondentes às manifestações noticiadas em determinado ano (entre Janeiro de 1979 a Junho de 2013).

Este mapa foi construído a partir da “Global Database of Events, Language, and Tone (GDELT) – ou seja, a Base de Dados Global de Acontecimentos, Linguagem e Tom –, para desenvolver um mapa que fizesse uma súmula visual de como as manifestações se espalharam pelo planeta ao longo do tempo.”
As fontes utilizadas foram as notícias provenientes dos seguintes jornais:
AfricaNews, Agence France Presse, Associated Press Online, Associated Press Worldstream, BBC Monitoring, Christian Science Monitor, Facts on File, Foreign Broadcast Information Service, United Press International, e Washington Post. Também foram incluídos dados nacionais e internacionais do New York Times, as notícias da Associated Press, do Google News. Utilizou o programa cartodb  para realizar a animação.
O autor foi John Beieler é um estudante de doutoramento na Universidade Estadual da Pensilvânia, EUA, que detalha a realização do mapa no post de 19 de Agosto Week of Egyptian Protests.
John Beieler
Twitter: @johnb30
Blogue: http://johnbeieler.org/


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.