Notícia do jornal Público de 01-09-2013
No mapa mundi vão surgindo pontos de luz correspondentes às manifestações noticiadas em determinado ano (entre Janeiro de 1979 a Junho de 2013).
Este mapa foi construído a partir da “Global Database of Events, Language, and Tone (GDELT) – ou seja, a Base de Dados Global de Acontecimentos, Linguagem e Tom –, para desenvolver um mapa que fizesse uma súmula visual de como as manifestações se espalharam pelo planeta ao longo do tempo.”
As fontes utilizadas foram as notícias provenientes dos seguintes jornais:
AfricaNews, Agence France Presse, Associated Press Online, Associated Press Worldstream, BBC Monitoring, Christian Science Monitor, Facts on File, Foreign Broadcast Information Service, United Press International, e Washington Post. Também foram incluídos dados nacionais e internacionais do New York Times, as notícias da Associated Press, do Google News. Utilizou o programa cartodb para realizar a animação.
O autor foi John Beieler é um estudante de doutoramento na Universidade Estadual da Pensilvânia, EUA, que detalha a realização do mapa no post de 19 de Agosto Week of Egyptian Protests.
John Beieler
Twitter: @johnb30
Blogue: http://johnbeieler.org/