EDHILP – Edições Digitais para a História da Língua Portuguesa (sécs. XVI-XIX)

EDHILP – Edições Digitais para a História da Língua Portuguesa (sécs. XVI-XIX) 

EDHILP

 

 

 

 

Com o objectivo de colocar em linha documentos históricos de natureza metalinguística, que funcionam tanto como publicações e corpora, permitindo a comparação de imagens de manuscritos com a edição diplomática e também fornecendo ferramentas para análise.

Os documentos são propriedade da Biblioteca Pública de Évora. Há a necessidade de inventariação e tratamento sistemático dos referidos documentos. A escolha dos documentos de natureza metalinguística como o tema deste projecto é apoiado em primeiro lugar pelo facto de existirem poucos corpora para Português e ainda há menos que incluem textos dessa natureza. Além disso, a importância dos textos metalinguísticos para Português a partir do século XVI, é reconhecido como fontes com duplo interesse para a história da língua Português, já que, além de descrever um estado de língua, eles são um exemplo disso, agindo simultaneamente como fontes primária e secundária.

A proposta de publicar documentos detidos pela Biblioteca Pública de Évora está ligada, sobretudo, com preocupações de que a proximidade geográfica do centro de pesquisa e e seu papel na prestação de um serviço para a comunidade local e abordar questões relacionadas com o Sul, a partir de uma gama de perspectivas, além de que a colecção Biblioteca Pública de Évora possui imenso valor e de acesso difícil para os investigadores, para que os benefícios deste projecto vão muito além da comunidade local, assumindo relevância a nível nacional e internacional.

Este projecto é desenvolvido no CIDEHUS/UÉ


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.