LX Conventos – Da cidade sacra à cidade laica

00O objetivo deste projeto é estudar, de forma sistemática e integrada, o impacto da extinção das ordens religiosas no desenvolvimento, funções e imagem da nova cidade liberal, que se define principalmente

01como secular. Em Lisboa, as casas religiosas eram, e ainda são, edifícios de carácter excecional, constituindo-se, desde a Idade Média (simultâneas com o fortalecimento da Nação), como órgãos centrais do poder da Igreja, marcos simbólicos da cidade e centros irradiantes de transformação urbana.

02

Este produto ainda está em fase desenvolvimento, já tendo sido apresentado publicamente, mas ainda não está disponível para consulta. Foi iniciado em 2013 e prevê-se que esteja concluído em 2015.

Pretende-se construir uma plataforma de acesso, para gestão e divulgação de todas as informações reunidas e gerado no contexto do projeto, mapas – Cartografia Histórica (1650-1950), fotografias – atuais e antigas, modelos 3D, informação textual de arquivo e de base de dados, permitido a pesquisa dos vários conteúdos. Quando estiver concluído tem dupla utilidade, para os académicos, contextualizado as várias informações recolhidas e para o público em geral, constituindo-se como uma fonte credível para a história de Lisboa.
Tem como objetivos
Integrar todas as informações, de forma o mais automática possível
Analisar um edifício
Analisar a evolução do espaço de construção
Analisar que rodeia a paisagem
Compreender a evolução da paisagem urbana relacionada
Compreender a forma como o edifício e sua função é alterado
Projeto Financiado Pela Fundação Para A Ciência E Tecnologia (Ptdc/Cpc-Hat/4703/2012).
Instituições Participantes: Faculdade de Ciências Sociais e HumanasCâmara Municipal De LisboaDireção-Geral do Livro Arquivos e BibliotecasFundação da Faculdade de Ciências e Tecnologia.

Mais informações em:
http://www.di.fct.unl.pt/noticias/2014/01/lx-conventos-sessao-de-lancamento
http://citi.di.fct.unl.pt/project/project.php?id=108O 
Agenda Cultural da CML de mês de janeiro:  http://issuu.com/agendaculturaldelisboa/docs/issuu_janeiro


2 thoughts on “LX Conventos – Da cidade sacra à cidade laica

  1. Gostaria de saber como posso consultar esta página sff. A mesma, tem com objetivo o desenvolvimento da minha tese de doutoramento.
    Obrigada
    Helen

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.