Digital resources in the Social Sciences and Humanities OpenEdition Our platforms OpenEdition Books OpenEdition Journals Hypotheses Calenda Libraries OpenEdition Freemium Follow us

ENUMERATE 2014

ENUMERATE é um projeto europeu cujo principal objetivo é criar uma base de dados estatísticos, fiáveis sobre a digitalização, preservação digital e acesso em linha ao património cultural europeu.


São parceiros do projeto:
Collections Trust, Reino Unido (coordenador do projeto);
Digitaal Erfgoed Nederland (DEN), Holanda;
Stiftung Preußischer Kulturbesitz, Alemanha;
Digibís, Espanha;
FARO Vlaams Steunpunt voor Cultureel Erfgoed, Bélgica;
Ministère de la Culture et de la Communication, França;
Österreichische Nationalbibliothek, Áustria;
Narodna in univerzitetna knjižnica (National and University Library), Eslovénia;
Országos Széchényi Könyvtár (OSZK; National Széchényi Library), Hungria;
The European Library (con sede en Koninklijke Bibliotheek, Holanda), Holanda.

enumerate

Foi publicado a 4 de março os resultados do último inquérito.

Fazendo uma breve leitura dos dados mais relevantes, podemos ver que no último inquérito (Core Survey 2) obtiveram 1373 respostas, menos que no anterior (1951).
As respostas foram dadas maioritariamente por museus (550 em 1373), seguidos das bibliotecas (436 em 1373), arquivos (326 em 1373), instituições do audiovisual (29 em 1373), monumentos (11 em 1373) e outros (18 em 1373).
Os países que participaram foram: Alemanha, Áustria, Bélgica, Bósnia Herzegovina, Bulgária, Chipre, Dinamarca, Eslovénia, Espanha, Estónia, França, Grécia, Hungria, Islândia, Irlanda, Itália, Lichenstein, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Mónaco, Países Baixos, Polónia, Portugal, Reino Unido, República Checa, República Eslovaca, República da Macedónia, República Moldava, Roménia, Suécia e Suiça.
85,99% das bibliotecas afirmam possuir coleções digitalizadas mas 35,26% possui uma política de digitalização. Ainda existe uma grande percentagem (49,49%) que necessita de digitalizar os acervos.
Em todo o inquérito o material em papel (livro impresso, fotografias, livros raros, desenhos, mapas e plantas, jornais, cartazes, etc.) é o que está mais digitalizado.
O acesso às coleções digitais efetua-se maioritariamente através dos sítios electrónicos das instituições.
Apesar de apenas 25,90% das bibliotecas possuírem a estratégia de preservação em documento escrito, 51,60% afirmam seguir os padrões internacionais de preservação.

O sitio electrónico da ENUMERATE disponibiliza ainda uma página ENUMERATE Data Platform, com os programas e procedimentos para a realização dos inquéritos.


OpenEdition sugere que esta publicação seja citada da seguinte forma:
Dalia Guerreiro (15 de Março de 2014). ENUMERATE 2014. Bibliotecas e humanidades digitais. Recuperado em 12 de Julho de 2025 de https://doi.org/10.58079/lwk0


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.