Bibliothèques Virtuelles Humanistes

O projeto «Bibliothèques Virtuelles Humanistes» criado em 2002 pelo Centre d’Études Supérieures de la Renaissance  – CERS, com a colaboração do Institut de recherche et d’histoire des textes  – IRHT  secção de humanismo.

BVH_01

Disponibiliza o fac-simile de renascentistas digitalizadas pelos parceiros do projeto, pode-se aceder às obras através da pesquisa simples (título, autor, data, edição, cota), pesquisa avançada (os vários campos da ficha bibliográfica), também está disponível uma lista por autor ou título, sendo possível fazer a ordenação por autor, título e data. O acesso à obra digitalizada é feito clicando na obra. Existe a hipótese de se consultar o sumário da obra (abre em janela aparte) ou o thumbnail das imagens. Quando se navega na obra à a referência à página em que nos encontramos, a referência ao capítulo apenas aparece na página da mudança. O zoom abre a imagem numa outra janela, não havendo a hipótese de se navegar na obras com as imagens aumentadas.

BVH_02

BVH_03

No Epistemon – Corpus de textos da renascença, base de dados textual, com transcrição dos documentos para XML-TEI. A pesquisa é realizada através dos elementos da ficha bibliográfica ou através de palavra. Fazendo a pesquisa cruzada entre os elementos da ficha bibliográfica e a palavra a pesquisar somos conduzidos à página, secção, paragrafo em que a pesquisa se enquadra. Está disponível em linha as regras utilizadas na transcrição. Podemos também aceder à obra e ver em simultâneo o fac-simile  e a versão texto da obra.

BVH_04

BVH_05

BVH_06a

Na secção dos manuscritos estão a transcrever documentos séc. XV e XVI para TEI.

Na secção de iconografia, disponibiliza-se a pesquisa através do Iconclass, uma vez chegada à imagens pretendida temos também a referência à obra em que se encontra. Está também disponível uma base de dados com as letras capitulares, outra com as marcas dos impressores, e com os retratos, nos vários casos é feita a referência à obra de origem.

BVH_06

BVH_08

BVH_09


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.